quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A web 2.0 e a expressão escrita

Em português a expressão escrita nem sempre é vista com bons olhos pelos nossos alunos. A Web 2.0 permitiu o acesso a algumas ferramentas bastante motivadoras, fáceis de utilizar, gratuitas e que dispõem de vários recursos para tornar a tarefa de criar situações para desenvolver a escrita, na aula de português, mais atraente.
Assim, disponibilizo aqui três sites,repletos de Web 2.0 que geram imagens em quadradinhos que, todos juntos, podem formar uma banda desenhada:

O COMIQS possibilita a criação de diferentes histórias em várias páginas e o que o torna interessante é que permite essa criação, não só através de desenhos, mas também de fotografias que o site contém, uploads da Internet ou ainda se pode fazer o upload de fotografias pessoais, de forma a tornar a história ainda mais pessoal e personalizada.

O BISTRIPS FOR SCHOOLS surgiu do site Bistrips que é uma ferramenta muito completa e simples de usar. Permite a personalização e criação das personagens e das suas expressões e acrescentar alguns efeitos.
O Bistrips for Schools surgiu da necessidade de adaptar a aplicação especificamente para os professores, com funcionalidades adicionais de perfil administrativo, onde o professor controla a aplicação. É possível criar uma sala de aula virtual, onde os alunos podem se tornar personagens de Banda Desenhada e, em seguida, completar as actividades, fazendo os quadradinhos. É uma forma incrível para promover a literacia enquanto os alunos e professor se divertem.

A aplicação SRIPGENERATOR é considerada por muitos uma das melhores ferramentas para criação de comics. Tem uma apresentação e utilização simples, com um bom design, que permite a criação de muitas personagens, objectos e animais no mesmo quadrado, e apresenta um ar de comic futurista que dá um certo ar artístico às criações dos autores.

Sem comentários:

Enviar um comentário