quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A web 2.0 e a expressão escrita

Em português a expressão escrita nem sempre é vista com bons olhos pelos nossos alunos. A Web 2.0 permitiu o acesso a algumas ferramentas bastante motivadoras, fáceis de utilizar, gratuitas e que dispõem de vários recursos para tornar a tarefa de criar situações para desenvolver a escrita, na aula de português, mais atraente.
Assim, disponibilizo aqui três sites,repletos de Web 2.0 que geram imagens em quadradinhos que, todos juntos, podem formar uma banda desenhada:

O COMIQS possibilita a criação de diferentes histórias em várias páginas e o que o torna interessante é que permite essa criação, não só através de desenhos, mas também de fotografias que o site contém, uploads da Internet ou ainda se pode fazer o upload de fotografias pessoais, de forma a tornar a história ainda mais pessoal e personalizada.

O BISTRIPS FOR SCHOOLS surgiu do site Bistrips que é uma ferramenta muito completa e simples de usar. Permite a personalização e criação das personagens e das suas expressões e acrescentar alguns efeitos.
O Bistrips for Schools surgiu da necessidade de adaptar a aplicação especificamente para os professores, com funcionalidades adicionais de perfil administrativo, onde o professor controla a aplicação. É possível criar uma sala de aula virtual, onde os alunos podem se tornar personagens de Banda Desenhada e, em seguida, completar as actividades, fazendo os quadradinhos. É uma forma incrível para promover a literacia enquanto os alunos e professor se divertem.

A aplicação SRIPGENERATOR é considerada por muitos uma das melhores ferramentas para criação de comics. Tem uma apresentação e utilização simples, com um bom design, que permite a criação de muitas personagens, objectos e animais no mesmo quadrado, e apresenta um ar de comic futurista que dá um certo ar artístico às criações dos autores.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Blogues



Entrevista ao Prof. Luís Borges Gouveia sobre os blogues, em geral, e os blogues educativos.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Cool Tools for Schools


Um site com diversas ofertas de ferramentas web 2.0 a utilizar na escola.

Tags - Wordle

As tags são um dos elementos web 2.0 por excelência. Uma aplicação muito interessante que permite a construção de grupos de palavras, a partir de textos, frases, expressões ou até mesmo Url’s de blogues é o Wordle(http://www.wordle.net/).
Esta aplicação vai seleccionar as palavras mais frequentes no texto inserido e permite também a alteração de cores, disposição gráfica das palavras (horizontal/vertical), tipos de letra, …
A imagem que se segue contém o conjunto de palavras resultantes do poema “Autopsicografia”, de Fernando Pessoa.



Com ela, é possível realizar, por exemplo, uma actividade motivadora e didáctica que consiste na apresentação da imagem e os alunos terão de adivinhar qual o poema e seu autor, ou então, poderão elaborar um outro poema com as tags presentes. Fica aqui uma sugestão.

Issu - Livros Virtuais

O ISSU é uma ferramenta Web 2.0 que permite a elaboração de livros virtuais de forma bastante simples. Os alunos também têm a possibilidade de converter os seus trabalhos em livros digitais, aumentando assim a motivação para aprender e estimulando a produção e a cooperação entre eles. É possível compor um álbum de fotos comentadas com um fundo didáctico e converter um documento em .pdf num livro digital.

Gloster

O Glogster é uma ferramenta da web 2.0 que possibilita a criação de variados posters interactivos on-line que podem abarcar desde imagens, vídeos, texto, música, etc. O que o torna tão fascinante o facto de dispor uma versão educativa (http://edu.glogster.com/) onde professores e alunos se podem inscrever e trabalhar com eles dentro da conta de professor, como sala de aula virtual, individualmente ou partilhando tarefas. É uma maneira criativa e que permite atrair os alunos a elaborarem apresentações de trabalhos de temáticas muito variadas no ensino do português.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Video Web 2.0

Um vídeo para melhor compreender o conceito de Web 2.0:

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Web 2.0

A Internet ao longo dos tempos tem vindo a evoluir e foi através dessa evolução que surgiu o conceito de Web 2.0.
A evolução da rede partiu e continua a partir através da participação cada vez mais activa do utilizador, quer como consumidor, ou gerador e contribuidor de conteúdos e informação já disponibilizados na internet. O conceito de Web 2.0 revolucionou a rede, na medida em que deixou de ser uma via de sentido único, onde o utilizador apenas acedia a informação, e passou para uma via de dois sentidos, permitindo a partilha e compartilha de informação entre os diversos utilizadores.